Pular para o conteúdo

MOVIMENTO EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL

MOVIMENTO EM DEFESA
DA SOBERANIA NACIONAL

NOVO LOGO 2

FAÇA PARTE DA NOSSA LUTA EM SEU ESTADO. TORNE-SE MEMBRO E PARTICIPE.

FAÇA PARTE DA NOSSA LUTA EM SEU ESTADO. TORNE-SE MEMBRO E PARTICIPE.

Lula confirma presença nas comemorações do 1º de Maio em São Paulo

    Presidente Lula estará presente no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, nas comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Evento com atrações musicais é promovido pela CUT e mais sete centrais

    O 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, comemorado em todo o país, terá seu maior palco no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, onde o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo presidente da CUT, Sérgio Nobre, e os representantes das centrais, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública, a partir das 10 horas.

    A presença de Lula nas comemorações do 1º de Maio carrega um forte simbolismo para os trabalhadores depois de o país estar por quatro anos sob o comando de Jair Bolsonaro, que atacou o movimento sindical, retirou direitos trabalhistas, promoveu o desmonte das estatais e ainda diminuiu investimentos públicos em áreas sociais, como a saúde, a educação e a moradia popular. Já Lula foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e apoiador da luta dos trabalhadores por direitos e melhores salários.

    Para o professor e presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, a presença de Lula no Anhangabaú, renova as expectativas da classe trabalhadora.

    “Iniciamos um ano com esperança de dias melhores, de uma nova política econômica com a garantia de direitos sociais e trabalhistas e o fortalecimento da democracia. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, principalmente depois de termos sofrido com um governo que ampliou a fome, a miséria e a desigualdade, mas a chegada de Lula renova as nossas perspectivas de um Brasil melhor. É nesse clima que realizamos o nosso 1º de maio em 2023”, destaca Douglas Izzo.

    A escolha do local também carrega uma importante história, já que o Vale do Anhangabaú foi palco de protestos como o de 16 de abril de 1984, que reuniu um milhão e meio de pessoas nas ruas exigindo o fim do regime militar no Brasil e eleições diretas para presidente.

    Reivindicações das centrais sindicais

    Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, as centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas. São elas:

    – Fortalecimento das negociações coletivas

    – Mais empregos e renda

    – Fim dos juros extorsivos

    – Política de valorização do salário mínimo

    – Direitos para todos

    – Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

    – Fortalecimento da democracia

    – Aposentadoria digna

    – Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)

    – Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)

    – Contra o assédio moral, a violência e o racismo

    – Revogação do “Novo” Ensino Médio

    – Desenvolvimento econômico e social

    – Regulamentação do trabalho por aplicativos

    – Em defesa das empresas públicas

    Atrações culturais

    Além da presença de Lula e outras autoridades, quem for ao Vale do Anhangabaú vai assistir a apresentações musicais dos cantores Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock e Dexter. O evento conta ainda com a performance do grupo bloco Ilú Obá de Min e a discotecagem da DJ Maria Teresa. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *