O Movimento em Defesa da Soberania Nacional lamenta a morte do trabalhista e brizolista histórico Trajano Ribeiro. Abaixo homenagem do Companheiro Vivaldo Barbosa:
TRAJANO RIBEIRO
Perdemos um grande militante das causas e das lutas do povo brasileiro. Trajano ajudou na preparação do retorno de Brizola do exílio, na tentativa de fundação do PTB, na organização do PDT. Este era o fio da História que Trajano sempre procurou seguir. Convivendo bem de perto de Brizola, Trajano procurou assimilar suas lições, como muitos de nós.
Trajano fez muitas coisas boas e importantes na vida pública, mas sua maior virtude foi procurar ser brizolista, trabalhista. Como dizia, desde criança, desde lá da usa terra gaúcha.
Desde a campanha vitoriosa de Brizola em 1982 e durante todo seu Governo tive oportunidade de conviver muito com Trajano Ribeiro. Discutíamos política continuamente, sempre à procura da visão mais correta para os destinos do Brasil e do povo brasileiro. Nós dois brizolistas e trabalhistas nos entendíamos e nos encontrávamos nos ideais e nas lições de Brizola.
Especialmente depois da morte de Brizola, procuramos nos reunir com outros de postura idêntica, na busca de continuarmos as lutas e sonhos de Brizola e dos fundamentos essenciais do trabalhismo.
Lamento que nos últimos tempos tenha conversado menos com Trajano. As conversas se rarearam, pois muitos de nós reclamávamos e cobrávamos a manutenção dos ideais de Brizola e do trabalhismo, do que alguns se distanciaram. Para tristeza minha e do Trajano.
O trabalhismo e o brizolismo têm muito a ver com o debate político atual no Brasil. Hoje discutimos o salário mínimo, a aposentadoria, a salvação dos sindicatos, o papel da Petrobras e da Eletrobrás, a questão da escola.
O trabalhismo continuará a guiar os caminhos políticos no Brasil, pois tem raiz, tem história e ilumina o presente e o futuro.
Descanse em paz, Trajano, pois tudo isto tem a ver com você.
Abraço o Augusto, seu filho, e a Maria, sua doce esposa.
VIVALDO BARBOSA