Da Redação
Preocupadas com a situação de repressão contra as mobilizações populares no Peru, mais de 200 entidades e personalidades da sociedade civil, no Brasil, assinam o abaixo-assinado “De entidades, personalidades, organizações, professores e movimentos populares em apoio à população e aos trabalhadores no Peru”.
O documento será entregue no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), em ato de apoio das organizações, nas sedes dos Consulados Gerais e na Embaixada do Peru, em Brasília.
Como afirma o texto do abaixo-assinado, as organizações, independente da avaliação sobre o governo Castillo, apontam a crítica à retirada de um presidente eleito, o que desencadeou forte mobilização popular nas ruas, cuja pauta deve ser respeitada e atendida.
Manifesto do campo democrático
A iniciativa alcançou mandatos parlamentares, movimentos sociais, pesquisadores de diversos estados e universidades, lideranças religiosas e demais lideranças representativas, organizações políticas e sindicatos, reunindo um leque amplo de organizações do campo democrático.
O abaixo-assinado tem assinatura de personalidades importantes, caso do teólogo Leonardo Boff, da jurista Carol Proner, do acadêmico Bernardo Manzano Fernandes, de organizações como o MDSN, a UNE, MST, entre várias outras.