Desde os ataques terroristas a Praça do Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro, 20 torres elétricas foram atacadas e vandalizadas. No total foram 11 ataques ocorridos nos estados do Paraná, Rondônia e São Paulo, onde 4 torres foram destruídas e 16 danificadas.
Segundo A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) “A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras tem apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres”
A respeito dos atentados terroristas contra o Sistema Elétrico Brasileiro, que poderão trazer gravíssimas consequências à população, o Movimento em Defesa da Soberania Nacional dirige-se ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e da Segurança Pública para solicitar as seguintes informações:
- Qual o valor dos prejuízos em materiais, equipamentos, homens-hora contabilizados até o dia 24.01.23?
- Qual o conteúdo dos testemunhos colhidos na região dos atentados sobre tratores, caminhões e caminhonetes utilizadas pelos terroristas?
- Quantos suspeitos já foram identificados?
- Quantos suspeitos já foram detidos?
- Quantos homens das forças armadas e policiais estão sendo empregados em campo?
- Quantos funcionários de cada ministério, instituição policial federal e estaduais estão designados para investigar os fatos?
- Existe, na opinião dos investigadores uma conexão entre os atentados nos estados?
- Qual o prazo para prisão dos terroristas e início do processo de responsabilização individual?
- Foi solicitada a colaboração das Secretarias Estaduais de Segurança Pública?
- Qual tem sido a atenção das mesmas aos pedidos feitos e qual a sua colaboração nas investigações?
Movimento em Defesa da Soberania Nacional